A importância de registrar sua marca
8 Motivos para você registrar sua marca

 

O registro de marca é muito importante para qualquer empresa, desde a sua abertura, pois protege o patrimônio e os interesses de seus sócios.
Pense na seguinte situação: você é um empreendedor e tem uma ideia brilhante para o nome e logomarca da sua empresa. Rapidamente você confecciona toda a identidade visual como cartões de visita, banners, luminoso, placas. Sua loja está aberta e você esqueceu de um detalhe: registrar a marca. Ao contratar o profissional especialista no assunto você descobre que a sua marca já existe, essa marca é a propriedade de marca de outra pessoa. Então você terá que mudar a identidade de sua empresa. Esse é um caso hipotético, mas que muitas vezes acontece quando o empresário não se preocupa com o registro de sua marca.

 

A importância do registro de marcas
O registro de marcas é o documento de identidade do seu negócio. A marca é responsável por fazer o consumidor relacionar as características principais com seu produto ou serviço no mercado. Registrar significa proteger um patrimônio que não tem valor, afinal, quanto vale a sua marca? Não tem preço, e por isso é tão importante fazer isso imediatamente.
Quando a empresa já possui o registro e é feito o acompanhamento, a marca se torna exclusiva na sua categoria, livrando-se de possíveis copiadores e ganhando espaço no mercado. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, em seu ramo de atividade econômica.
Se somente essas informações já não convencem os empresários a optar pelo registro, a CM Marcas separou uma lista de outros 10 motivos pelos quais você deve garantir a marca.

 

8 razões para registrar a marca

1 – Somente uma marca registrada pode ser vendida, licenciada ou franqueada e gerar receita: Para realizar algum tipo de comercialização da empresa, de maneira legal, como é o caso das franquias, é obrigatório o registro junto ao INPI. Peça a um profissional que faça a consulta de marca
2 – Uma marca registrada pode ser contabilizada e usada como garantia em operações financeiras: Apesar de uma marca não ter um “preço”, ela pode ser usada para operações financeiras, se for uma marca com grande valor e abrangência no mercado.
3 – Direito de notificar e impedir o uso da sua marca por terceiros: Com a marca registrada, é possível acompanhar e verificar se outras pessoas estão fazendo uso dela. No caso de uso indevido, você pode obter na justiça a interrupção e uma possível indenização.
4 – Garante o uso em objetos de divulgação sem riscos: Registrar permite que você divulgue seus materiais em redes sociais, TVs, revistas, rádio, jornais, sem ter qualquer problema, evitando perda de investimento.
5 – Garante um ativo que pode ser alto no futuro, uma propriedade: Mesmo sem valor comercial tangível, a marca pode valer muito no futuro, dependendo do trabalho que for vinculado a ela, possibilitando que você lucre em uma possível venda, somente pelo “nome” que carrega.
6 – Fideliza clientes: Uma marca é o que fica na cabeça do consumidor ao pensar em um produto ou serviço. Por isso, investir em registro significa valorizar e dar credibilidade para sua empresa ser uma referência no mercado.
7 – Cria identidade visual: A marca é um sinal distintivo, com o propósito de identificar produtos e serviços, criando uma identidade forte de conceito e visualmente também.
8 – Evita que se crie confusão entre concorrentes: Facilita com que os seus clientes identifiquem a origem dos seus produtos ou serviços diante da concorrência.

O que torna seu negócio único?
A marca do seu negócio protegida!

 

O registro de marca é um investimento no futuro da sua empresa
Investir em um registro de marcas é pensar com uma visão de empreendedor e enxergar as inúmeras possibilidades que vão surgir no caminho, bem como se livrar de futuros problemas. Por isso, registrar é pensar no futuro da sua empresa e no quanto você pode ganhar com isso. O órgão INPI é público, e qualquer pessoa tem acesso a ele. No entanto, procurar o profissional adequado para isso também é garantir respaldo e solução de conflitos.
O advogado especializado para registrar sua marca irá, além de fazer o serviço de registro, também fará todas as pesquisas para evitar que você tente registrar um nome e logomarca que já existem. Ele também é responsável por acompanhar semanalmente este nome que está sendo pleiteado, e ficará atento para proteger a marca e evitar que outras empresas tentem usá-la.

 

Carmem Mosteiro – http://cmmarcas.com.br/