VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CALENDÁRIO VACINAL PRÓPRIO PARA NÓS, MULHERES?

Quando falamos sobre vacinação, o que vem na nossa mente? Talvez pensamentos como as milhares de vacinas que nossos filhos tomam, as campanhas de gripe ou da poliomielite, com o clássico “Zé Gotinha” que acontecem anualmente, ou talvez alguma lembrança da sua infância, com seus medos de agulhas e das enfermeiras… enfim muitas recordações, mas nenhuma delas que realmente foque na sua prevenção e saúde atuais, não é?
O que vamos discutir um pouco neste espaço é justamente a prevenção para a nossa idade, com vacinas especificas para nós e que muitas vezes, pelo desconhecimento ou por noticias que não são verdadeiras, acabamos não nos protegendo e somente vamos pensar sobre isso quando surgem surtos ou quando já estamos com as manifestações de alguma doença.

HPV:
O HPV (papiloma vírus humano) é um vírus encontrado mais frequentemente em mucosas e pele no qual já existe contato e gerar uma infecção ainda na adolescência, através da formação de células anormais no colo do útero, vagina e na vulva. Se não forem detectadas o mais breve possível e se estas lesões forem por determinados tipos de HPV podem se transformar em lesões pré-cancerosas e posteriormente causar câncer do colo de útero e outros tipos de câncer relacionados a ele, como por exemplo, câncer de vagina e vulva, verrugas genitais e câncer de pênis.
A vacina quadrivalente (4 tipos de HPV- 6,11,16 e 18) esta indicada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos, e meninos e jovens de 9 a 26 anos. Caso já tenham entrado em contato com o HPV, também podem ser beneficiadas com a vacina e sempre com orientações medicas.

MENINGICOCCICA B E ACWY
Estas vacinas para prevenção de meningites bacterianas dos tipos acima descritos são muito lembradas para a vacinação principalmente de nossos filhos, mas é de suma importância a nossa prevenção, pois estas vacinas não haviam quando nos éramos crianças e podemos ser susceptíveis, ou seja, ainda podemos desencadear a doença, pois a meningite não e somente nas crianças que ocorrem.

dTpa
A tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada a cada 10 anos caso você já tenha o esquema inicial completo comprovado em carteira vacinal. Caso não tenha ou não saiba, é importante uma avaliação medica para adequar sua prevenção.

INFLUENZA (gripe)
Dose única anualmente, é indicada a todas nos a partir dos 6 meses de idade.

HEPATITE A E B
Vacinas que são necessárias haver comprovação vacinal para serem aplicadas ou através de exames sorológicos para avaliar caso já tenha entrado em contato e não haja necessidade de prevenção vacinal

TRIPLICE VIRAL, VARICELA E FEBRE AMARELA
Estas vacinas precisam ser avaliadas de acordo com a sua carteira vacinal comprovada pois pode ser que você esteja imunizada e não haja necessidade de nova vacinação. Converse sempre com seu medico

PNEUMOCOCCICAS E HERPES ZOSTER
Vacinas recomendadas a partir dos 60 anos de idade, porem existem casos como doenças pulmonares crônicas, e com avaliação medica adequada pode ser indicada antes dos 60 anos.

Vale a pena ressaltar que gestantes devem ser avaliadas antes de serem aplicadas vacinas, pois existem contraindicações especificas e sempre esclareça suas duvidas com medico pois existem situações que vale muito apena serem discutidas.

Tomara que tenham gostado
Prevenção sempre… um beijo
Carolina Masutti
Medica infecto pediatra